"Ser vegetariano é discordar, discordar do curso que as coisas tomam hoje. Fome, crueldade, desperdício, guerras - precisamos nos posicionar contra essas coisas. O vegetarianismo é minha forma de posicionar." (Isaac Bashevis Singer)

domingo, 22 de agosto de 2010

Natalie Portman


Natalie Portman (em hebraico: נטלי פורטמן)
Nome verdadeiro:  Natalie Hershlag
(o 
Portman adotado no nome artístico é de sua avó)
Nasceu em Jerusalém (Israel), 9 de Junho de 1981. 
Altura: 1,60m.

A atriz é filha única do médico israelita Avner Hershlag e da dona de casa Shelley Stevens, atualmente sua agente. Quando a atriz tinha apenas quatro anos, sua família mudou-se para os Estados Unidos. 
Além de trabalhar como atriz desde criança, formou-se em 2003 em psicologia na Universidade de Harvard, e graduou-se na Universidade Hebraica de Jerusalém, em 2004. Desde os quatro anos pratica aulas de dança e sabe falar fluentemente inglês e hebraico e tem conhecimentos de francês e alemão.



Personagem Mathilda - em 'O Profissional' (1994)
Natalie foi descoberta por acaso aos 10 anos, chamada para ser modelo (que rejeitou pois preferia ser atriz). O seu primeiro filme foi Leon, o Profissional (1994) - interpretando a 'aprendiz' do assassino profissional (Jean Reno), quando tinha apenas 12 anos.  Mas é em 1999 que chega o grande reconhecimento do público ao ser escalada para interpretar Padmé Amidala na nova trilogia de Guerra nas Estrelas. Desde então, vêm fazendo sucesso com diversos outros papéis, como a Alice em 'Closer' (2004) e Evey em 'V de Vingança' (2006), entre outros.


Padmé Amidala no Episódio III 
de Star Wars (2005)
Tornou-se vegana em 2009, mas é vegetariana desde a infância. Natalie Portman parou de comer carne depois que viu um documentário mostrando cirurgias em animais.
Nas suas próprias palavras: 
"Eu tinha uns 9 anos quando vi um filme sobre cirurgia a laser em frangos”. A atriz ficou tão chocada que desde então resolveu tornar-se vegetariana.

Mesmo sendo fã de carne, Natalie se manteve fiel ao estilo de vida adquirido. “Foi duro. Eu adorava a carne mal passada que minha mãe fazia, mas nunca mais comi carne ou peixe”, afirmou. 


Em 2002, foi eleita pelo Peta a vegetariana mais sexy do ano.





Linha de Sapatos 100 % Veganos
Recentemente, a atriz lançou uma coleção de sapatos femininos totalmente veganos. "Foi uma questão de falta de escolha. Stella McCartney faz sapatos ótimos, mas eles são muito caros e fashionistas demais", declara. Confeccionados em materiais ecologicamente corretos como o couro vegetal, todos os modelos têm edição limitada a cem pares por numeração. "Como vegana, é um desafio para mim criar sapatos feitos de materiais alternativos que não comprometam a qualidade e o estilo do produto", explica. 
Parte da renda arrecadada com as vendas será doada para instituições que cuidam do meio ambiente e da proteção dos animais.




Natalie Portman também é bastante conhecida por seu comprometimento com causas sociais 
Ativista de causas políticas e humanitárias, ela é a embaixadora da FINCA International (Fundação de Assistência Comunitária Internacional), uma organização que oferece microcrédito para mulheres em países em desenvolvimento. Leia mais em: http://www.rnw.nl/portugues/article/natalie-portman-microcrédito-para-combater-a-pobreza

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Seguidores