"Ser vegetariano é discordar, discordar do curso que as coisas tomam hoje. Fome, crueldade, desperdício, guerras - precisamos nos posicionar contra essas coisas. O vegetarianismo é minha forma de posicionar." (Isaac Bashevis Singer)

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Éder Jofre: campeão pugilista brasileiro

Éder Zumbano Jofre nasceu em São Paulo, em 26 de março de 1936.
Éder Jofre aos 9 anos.

Conhecido apenas como Éder Jofre, ou, ainda, pelo seu apelido "Galinho de Ouro", é um ex-pugilista brasileiro que foi campeão em diversos campeonatos de boxe.

Éder nasceu numa família de boxeadores. Seu pai, o argentino José Aristides Jofre, conhecido como "Kid Jofre" (1907 - 1974), já havia sido um respeitável pugilista, e passou os ensinamentos para Éder, que desde muito cedo aprendeu a gostar de boxe.

Éder lutava sob as cores do São Paulo Futebol Clube e é considerado como o maior nome do boxe brasileiro em todos os tempos.

Subiu pela primeira vez no ringue (ainda como amador) em 1953, no torneio "Forja de Campeões", e começou a lutar profissionalmente em 1957 na categoria "peso galo". No ano seguinte já era campeão brasileiro em sua categoria, daí o seu apelido "Galinho de ouro". Após muitas vitórias, em 1976, devido a morte dos pais e irmãos, Éder abandonou o boxe.

Atualmente, Éder dá aulas de boxe em uma academia de classe média-alta em São Paulo, treinando famosos (atores), modelos, empresários, etc.

Éder Jofre é vegetariano desde 1956, conforme declarado no documentário 'A Carne é Fraca', produzido pelo Instituto Nina Rosa (você pode assistir ao vídeo na íntegra aqui).

Na entrevista abaixo, dada para a Veja, o pugilista explica porque se tornou vegetariano. (A partir dos 4:45 minutos do video)



Transcrição parcial da entrevista:
"eu falei para mim mesmo (depois de ter lido em jornais revistas)...
"...a carne putrefava, e era verdade, no intestino da pessoa, entende, e com essa putrefação, não dava aquele ânimo, vontade de lutar boxe, entendeu, então eu parei de comer carne faz muitos anos, nunca mais comi carne. Nem peixe.."


Ao contrário do que muitos podem pensar, vários esportistas são vegetarianos. Um grande número de atletas, assim como Éder Jofre, descobriu no vegetarianismo uma dieta saudável e equilibrada que os mantêm em ótima forma física e os tornam ainda mais resistentes a doenças. Já é reconhecido que uma dieta vegetariana equilibrada reduz o risco de câncer e de problemas do coração, entre outras doenças; além de fornecer uma ótima disposição física.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eder_Jofre
http://revistacriativa.globo.com/
Entrevista para Veja no Youtube

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Seguidores