"Ser vegetariano é discordar, discordar do curso que as coisas tomam hoje. Fome, crueldade, desperdício, guerras - precisamos nos posicionar contra essas coisas. O vegetarianismo é minha forma de posicionar." (Isaac Bashevis Singer)

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Eu sou Paul McCartney e sou vegetariano

"Há muitos anos, estava pescando e, enquanto puxava um pobre peixe, entendi: eu o estou matando, pelo simples prazer que isso me dá. Alguma coisa fez um clique dentro de mim. Entendi, enquanto olhava o peixe se debater para respirar, que a vida dele era tão importante para ele quanto a minha é para mim". (Frase de Paul McCartney usada em campanha do Peta, mostrada abaixo).

"Eu sou Paul McCartney e sou vegetariano".
Paul admitiu ao jornal "The Huffington Post" que quando criança via vegetarianos como 'fracotes', no entanto, hoje atribui ao vegetarianismo e ao seu estilo de vida o vigor físico e mental que o permite continuar tocando em turnês com shows de até 3 horas de duração e viagens pelo mundo todo. Ele tornou-se vegetariano nos anos 70 por influência de sua primeira esposa, Linda. 

Nascido em Liverpool, em 18 de junho de 1942. James Paul McCartney (hoje com o título de Sir James Paul McCartney) é cantor, compositor, baixista, guitarrista, pianista, multi-instrumentista, empresário, produtor musical, cinematográfico e ativista dos direitos dos animais.

Tendo a música como uma poderosa ferramenta de conscientização, atualmente, além de ativista em favor dos direitos dos animais, o ex-beatle também está engajado contra o uso de minas terrestres, faz campanhas a favor da alimentação vegetariana e patrocina o incentivo de educação musical, e contribui com diversos projetos de caridade.

Alcançando fama mundial como membro dos 'Beatles' (juntamente com John Lennon, Ringo Starr e George Harrison); após o fim da banda, em 1970, McCartney lançou-se em uma carreira solo e também formou uma banda com Linda McCartney e Denny Laine: os "Wings" (também conhecida como "Paul McCartney & Wings").


Música Clássica e Eletrônica

Além do Rock, Paul McCartney desenvolveu outros interesses musicais. Em 1991 lançou seu primeiro álbum de música clássica, o Liverpool Oratorio. O álbum foi composto em colaboração com Carl Davis para comemorar o 150 aniversário do The Royal Liverpool Philharmonic Orchestra. Em 1997 McCartney lançou seu segundo álbum clássico, o Standing Stone. Em 2000 lançou A Garland For Linda, um álbum em homenagem a Linda e que contou com composições não só de McCartney mas de outros nove compositores contemporâneos. Em 2006 foi a vez do lançamento de Ecce Cor Meum.

Em 1995, McCartney gravou uma série de programas de rádio chamada Oobu Joobu que acabou gerando um série de álbuns bootlegs. Na década de 90, trabalhou em um projeto de música eletrônica com o baixista do Killing Joke, Youth, com pseudônimo de The Fireman lançando três álbuns: Strawberries Oceans Ships Forest (em 1993), Rushes (em 1998) e Electric Arguments (em 2008).

Outros trabalhos:


McCartney também já chegou a escrever e produzir uma animação, Rupert and the Frog Song, em 1984, com a canção tema "We All Stand Togheter".
Em 2001, lançou o livro Blackbird Singing com alguns poemas compostos de letras de suas canções. Em 2005, lançou o livro infantil High In The Clouds: An Urban Furry Tail.
Assista abaixo o episódio completo Rupert and the Frog Song (Rupert e a Canção do Sapo):
(a canção 'We All Stand Togheter' começa aos 5:40 do vídeo)




Linda McCartney
Paul e Linda McCartney

Em 1967, McCartney conheceu Linda Eastman, uma fotógrafa norte-americana, e casaram-se em 12 de março de 1969. Paul adotou a filha dela, Heather, e teve mais três filhos com Linda: Mary (nascida em 1969), Stella (nascida em 1971) e James (nascido em 1977). Linda morreu de câncer em 1998.

Linda teve papel fundamental na carreira musical do ex-Beatle e também no seu envolvimento com a causa animal. Paul e Linda McCartney se tornaram ícones da alimentação vegetariana e da defesa dos direitos dos animais. Linda escreveu vários livros de cozinha vegetariana e iniciou a Linda McCartney Foods, empresa especializada em alimentos vegetarianos e veganos. Em 1999, McCartney gastou 3 milhões de libras para garantir que a linha de produtos alimentícios de Linda fosse isenta de modificações feitas pela engenharia genética.



Em 1995, o casal McCartney participou do episódio do desenho animado "Os Simpsons" em que Lisa se torna vegetariana: "Lisa, a Vegetariana" (Episódio 5 da 7 temporada).

Eles aceitaram participar do desenho sob a condição de que Lisa permanecesse vegetariana durante os futuros episódios.


Abu, Lisa, Paul e Linda McCarney no episódio "Lisa, a vegetariana"
  

Episódo Online:

Assista online em português no vista-se
O episódio também pode ser visto em inglês no youtube: Lisa the Vegetarian




Após a morte de Linda, Paul casou-se em 2002 com a modelo Heather Mills (com quem teve uma filha, Beatrice) mas divorciaram-se em 2006. Foi durante o casamento com Heather Mills, que Paul passou a apoiar a campanha contra minas terrestres. Ambos foram patronos da Adopt-A-Minefield.

Atualmente, Paul é casado com a empresária americana Nancy Shevell (desde outubro de 2011).


Glass Walls (Paredes de Vidro)
No vídeo abaixo, produzido pelo Peta, Paul McCartney expõe de forma detalhada a indústria de carnes, ovos e leite.



"Se matadouros tivessem paredes de vidro, todos seriam vegetarianos" (Paul McCartney)

Meat Free Monday (Segunda Sem Carne)


Paul também é padrinho da campanha Meat Free Monday (“Segunda Sem Carne”) no Reino Unido. A campanha surgiu em 2009, depois que ele descobriu que a indústria de gado mundial é responsável por até um quinto de todas as emissões de gases de efeito estufa. O objetivo principal da campanha é fazer com que as pessoas deixem de comer carne ao menos uma vez por semana.


Segundo ele: "Parar de comer carne pelo menos um dia por semana é uma mudança significativa que todos podem adotar".


No vídeo gravado para a campanha, McCartney explica de onde surgiu a ideia da campanha e suas motivações:




Livro de Receitas da Campanha:
"Meat Free Monday Cookbook"

Também foi lançado um livro de receitas da campanha. Considerado uma homenagem de Paul e de seus filhos a Linda McCartney, o livro apresenta "versões atualizadas" de receitas dos antigos livros de receita de Linda e também fotos da família.

Paul e suas filhas tiveram participação na escolha das fotografias, no design e na escolha das receitas. Além de receitas favoritas de Paul, o livro contém alguns contribuições do chef Jamie Oliver, Skye Gyngell, Gwyneth Paltrow, Kevin Spacey e Jo Wiley. Os royalties financiam diretamente a campanha Meat Free Monday.
Paul e suas filhas Mary e Stella


O ex-Beatle no Brasil
Turnê "Out There"

Nesse ano (2013), Paul tem três shows confirmados no mês de maio aqui no Brasil: nas cidades de Fortaleza, Belo Horizonte e Goiânia. Assim como das outras vezes que esteve por aqui, ele pediu cardápio vegetariano e também que a mobília dos camarins não tivesse pele ou estampa de animal. De acordo com a assessoria, o cantor trará um chef particular para a turnê, (esse chefe contratrará um profissional local para levá-lo às compras de frutas, legumes e verduras locais frescos). (Fonte: Anda)

Datas e local das apresentações da turnê:

04 maio - Estádio Mineirao, Belo Horizonte, Minas Gerais;

06 maio - Estádio Serra Dourada, Goiânia, Goiás;

09 maio - Estádio Castelo, Fortaleza, Ceará


Paul em show de 2010, em Florianópolis

Estádio da Ressacada, Florianópolis, 2010

A  primeira vez que Paul tocou no Brasil foi em abril de 1990, sua apresentação foi no estádio de futebol Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro, e na época bateu o record de público de uma apresentação de um artista solo (184 mil pessoas).


Curiosidades:

- Paul é o canhoto e baixista mais famoso da história do rock, embora também toque outros instrumentos, como bateria, piano, guitarra, teclado, etc.
- Foi eleito, em 2008, o 11º melhor cantor de todos os tempos pela revista Rolling Stone.
- Paul foi noivo da atriz Jane Asher (o relacionamento durou 5 anos).
- Como os outros três membros da banda, McCartney foi agraciado, em 1966 como Membro do Império Britânico. Porém, é o único membro dos Beatles a ostentar o título de "Sir", honraria que lhe foi concedida pela Rainha em 1997.
- Stella, filha de McCartney com Linda Eastman, foi a desenhista do vestido de noiva da atual esposa de Paul McCartney (Nancy Shevell) no casamento dos dois. Stella McCartney é estilista e vegana.
- Paul McCartney é um dos homens mais ricos da Inglaterra, sendo considerado um dos mais ricos músicos de todos os tempos. Seu patrimônio é avaliado em 670 milhões de libras.



"Diga não, obrigado, para o peru. Seja vegetariano". Paul McCartney posa para campanha do Dia de Ação de Graças sem peru.
O lema da campanha é "Celebre a vida neste feriado. Não coma peru".



Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_McCartney
http://vista-se.com.br/redesocial/paul-mccartney-comemora-o-crescimento-do-vegetarianismo/
http://www.paulmccartney.com/
http://www.thebeatles.com.br
http://livingbeatles.blogspot.com.br/2011
http://www.anda.jor.br/11/04/2013/paul-mccartney-pede-cardapio-vegetariano-e-camarim-de-show-sem-pele-de-animal
http://www.paulmccartney.com/live/27468-out-there
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1220559-paul-mccartney-diz-que-via-vegetarianos-como-fracotes-quando-crianca.shtml

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Seguidores