Conhecida por interpretar a doce e incomum Luna Lovegood em Harry Potter, Evanna Lynch (Evanna Patricia Lynch) também é vegana.
A atriz e modelo irlandesa nasceu em 16 de agosto de 1991 numa cidade chamada Termonfeckin. Coincidentemente, antes de fazer o teste para o papel de Luna e ser escolhida entre outras 15 mil garotas a atriz se correspondia através de cartas com a autora do livro, J. K. Rowling, como uma fã que gostaria de interpretar a Luna nos filmes.
Em março de 2016, a atriz foi convidada para fazer uma palestra no Trinity College em Dublin (Irlanda), onde recebeu um prêmio da College Historical Society, e além de falar sobre a personagem com os fãs e defender o direito de cada um ser quem é, aproveitou para falar sobre o que é ser vegana sob o ponto de vista ético.
Ela começou o discurso explicando os motivos ambientais para alguém se tornar vegano, como a pecuária sendo o principal fator a contribuir com as emissões de gases do efeito estufa, a fome mundial, com o desmatamento e a extinção das espécies. De acordo com University Times, ela disse: "Essa (a questão ambiental) é uma questão que não podemos nos permitir não encarar, devido aos efeitos adversos do consumo de carne e derivados de animais".
E, então, ela explicou que não foram esses os motivos que a tornaram vegana, e sim os próprios animais:
“Matar e comer animais é uma traição da própria essência de nossa humanidade” e "Matar um inocente vai contra nossa natureza".
Ela também falou sobre os motivos históricos e as razões do consumo de carne ainda ser a norma na nossa sociedade e pediu para que todos checassem se suas práticas estão de acordo com seus princípios.
De 2007 a 2011, sua personagem (Luna) esteve nos filmes:
Harry Potter e a Ordem da Fênix; Harry Potter e o Enigma do Príncipe; Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 e Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2.
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/
http://www.anda.jor.br/
http://www.ecorazzi.com/
http://www.universitytimes.ie/
Nenhum comentário:
Postar um comentário