"Ser vegetariano é discordar, discordar do curso que as coisas tomam hoje. Fome, crueldade, desperdício, guerras - precisamos nos posicionar contra essas coisas. O vegetarianismo é minha forma de posicionar." (Isaac Bashevis Singer)

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Leon Tolstói

Leon Tolstói, um dos grandes mestres da literatura russa do século XIX, também foi vegetariano. Entre suas obras mais famosas, estão 'Guerra e Paz' e 'Anna Karenina'.

Romancista, ensaísta político e religioso, e reformador social, Lev Nikolayevich Tolstoi (ou conde de Tolstoi), mais conhecido em português como Leon Tolstói, nasceu em 09 de setembro de 1829, em Yasnaya Polyana (no Império Russo). Ele era filho de Nicolas Ilyitch, conde de Tolstoi e de Maria Nicolaevna, princesa de Volkonsky.

Em 1851, quando jovem, o sentimento de vazio existencial o fez alistar-se no exército da Rússia. A experiência militar colaborou para que se tornasse um pacifista, anos depois. Durante esta época, Tolstoi bebia muito, apostava em jogos e passava muitas noites com prostitutas. Mais tarde, o escritor passou a repudiar esta fase de sua vida.

No final da década de 1850, preocupado com a precariedade da educação no meio rural, ele criou uma escola para filhos de camponeses. Ele mesmo foi responsável por grande parte do material didático e, ao contrário da pedagogia da época, deixava os alunos livres, sem excessivas regras e sem punições.


Em 1862, casou-se com Sophia Andreievna Bers, com quem teve 13 filhos. Durante 15 anos, dedicou-se intensamente à vida familiar. Porém, o casamento com Sophia seria repleto de distúrbios e brigas. Foi nessa época que Tolstoi produziu os romances que o tornaram famoso: Guerra e Paz e Anna Karenina. Apesar de um escritor bem-sucedido, Tolstoi continuava atormentado com questões existencialistas e, após desistir de encontrar respostas na filosofia, na teologia e na ciência, deixou-se guiar pelo exemplo de vida simples dos camponeses. Teve então o início do periodo que ele chamou de "conversão".

Leon Tolstoi e sua esposa, Sophia Andreievn

Leon e Sophia

Seguindo ao pé da letra a sua própria interpretação dos ensinamentos cristãos, Tolstói passou a recusar a autoridade de qualquer governo organizado e de qualquer igreja. Criticou também o direito à propriedade privada e os tribunais e pregou o conceito de não-violência. Para difundir suas ideias Tolstoi dedicou-se, em panfletos, ensaios e peças teatrais, a criticar a sociedade e o intelectualismo estéril. Seus novos ideais causaram confusão nos fãs do famoso escritor e influenciariam um importante admirador: Gandhi, nesta época ainda na África.

Após sua "conversão", Tolstói deixou de beber e fumar, tornou-se vegetariano e passou a vestir-se como camponês. O poeta, pensador e divulgador do vegetarianismo Jaime de Magalhães Lima (1859 - 1936), que visitou e correspondeu-se com Tolstoi escreveu: “Leão Tolstoi foi um adepto e um apóstolo do vegetarismo. E não é pouco nem insignificante que um tal espírito e tão sublimado coração perfilhasse e praticasse essa doutrina, que a inércia moral e o poder do vício desprezam ou escarnecem na cegueira própria da sua particular estreiteza.”


Tolstoi também decidiu abrir mão de receber os direitos autorais dos livros que viria a escrever, só voltando a querer utilizar este dinheiro quando precisou angariar fundos para transportar para o Canadá uma comunidade de camponeses perseguidos pelo governo. O escritor chegou a ser vigiado pela polícia do czar e, em 1901, foi excomungado pela Igreja Ortodoxa russa. Alguns de seus amigos e seguidores foram também exilados. Tolstoi somente não foi preso porque era adorado em todo o mundo como um dos maiores nomes da arte de seu tempo.

Como sua família, especialmente sua esposa Sophia, cobrava-lhe luxos e riquezas; após anos de conflitos familiares, aos 82 anos de idade Tolstoi foge de casa para levar uma vida simples. Como preferia viajar em vagões de terceira classe, onde havia frio e fumaça, o já debilitado escritor contraiu uma pneumonia que se agravou rapidamente e Tolstoi acabou morrendo em novembro de 1910 em Astapovo, província de Riazan.


 Leon, Sophia e 8 de seus 13 filhos (1907)

Seus Ideais:
Para Tolstoi, os Estados, as igrejas, os tribunais e os dogmas eram apenas ferramentas de dominação de uns poucos homens sobre outros, mas não considerava seus ideais como anarquistas.
O escritor não acreditava em guerras e revoluções violentas como solução para quaisquer problemas, e sim em revoluções morais individuais que levariam às verdadeiras mudanças. Afirmava que suas teses se baseavam na vida simples e próxima à natureza dos camponeses e no evangelho e não nas teorias sociais de seu tempo.
Apesar de afirmar ter-se convertido no último período de sua vida e de renegar seus trabalhos mais famosos, encontram-se nestes mesmos textos diversas referências sobre a busca do autor por uma vida simples e próxima à natureza. Segundo o escritor George Woodcock em "A História das ideias e movimentos anarquistas", em todos os romances que Tolstoi escreveu quando mais novo, ele "considera a vida tanto mais verdadeira quanto mais próxima da natureza".

Mesmo na infância, Tolstói alimentava, junto aos irmãos, um sonho de fraternidade total. Eles acreditavam que o círculo fraterno que formavam poderia ser expandido e englobar a humanidade inteira, eliminando todos os problemas. O local onde esta utopia foi idealizada, sob a sombra de uma árvore em um bosque da Rússia, é o local onde foi enterrado Tolstói, conforme ele pedira, e também um irmão seu.

Tolstoi ficou famoso por ser um pacifista. Nas palavras de Mahatma Gandhi, com quem Tolstói trocou correspondência, o escritor foi o maior "apóstolo da não-violência". Em seu livro "O Reino de Deus está em vós", Tolstoi baseia-se no Sermão da Montanha para afirmar que não se deve resistir ao mal utilizando-se do próprio mal. No mesmo livro, continuando seu raciocínio pacifista, o escritor afirma ser contrário ao serviço militar obrigatório (e ao militarismo como um todo). Ele também defende e exalta povos como os Quakers (Criado em 1652, pelo inglês George Fox, o Movimento Quaker pretendeu ser a restauração da fé cristã original, eles se chamavam de "Santos", "Filhos da Luz" e "Amigos da Verdade" – de onde surge, no século XVIII, o nome "Sociedade dos Amigos". Eles são conhecidos pela defesa do pacifismo e da simplicidade).



Algumas frases de Tolstoi sobre o vegetarianismo:

Em uma contribuição para um artigo (New Review, 1892), Tolstoi escreveu:
"O movimento vegetariano deve encher de alegria as almas daqueles que têm no coração a realização do reino de Deus sobre a terra, não porque o próprio vegetarianismo é um passo importante para a realização deste reino (todas as medidas reais são igualmente importantes ou sem importância) , mas porque serve como um critério pelo qual nós sabemos que a busca da perfeição moral por parte do homem é genuíno e sincero ... "

"Um homem pode viver e ser saudável sem matar animais para alimento e, portanto, se ele come carne, tira a vida de um animal apenas por causa de seu apetite e agir assim é imoral.".
(Leo Tolstoy, "Carta ao Dr. Eugen Heinrich Schmitt," os romances e outras obras de Lyof N. Tolstoi - Volume 20: Essays, letras e miscelâneas, 1902)

"Enquanto houver matadouros, haverá campos de guerra".

"Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo".

“O comer carne é a sobrevivência da maior brutalidade; a mudança para o vegetarianismo é a primeira consequência natural da iluminação.”


Algumas de suas obras:
-    Infância (1852)
-    Adolescência (1854)
-    Juventude (1856)
-    Crônicas de Sebastopol (1855-1856)
-    A felicidade conjugal (romance, 1858)
-    Cossacos (romance, 1863) - descreve a vida deste povo.
-    Guerra e Paz (romance, 1865-1869) - é uma monumental obra, na qual Tolstói descreve dezenas de diferentes personagens durante a invasão napoleônica de 1812, na qual os russos incendiaram Moscou ou Moscovo.
-    Anna Karenina (romance, 1875-1877) - conta as histórias paralelas de uma mulher presa nas convenções sociais e um proprietário de terras filósofo (reflexo do próprio Tolstói), que tenta melhorar a vida dos seus servos.
-    Confissão (1882)
-    O reino de Deus está em vós (ensaio, 1894)
-    A morte de Ivan Ilitch (romance, 1886)
-    A sonata a Kreutzer (romance, 1889)
-    O que é arte? (ensaio, 1898)
-    Padre Sérgio (conto, 1898)
-    Ressurreição (romance, 1899)
-    Babine - o parvo (peça de teatro infantil)
-    Hadji Murat (romance, esrito entre 1896 e 1904, publicado em 1912)
-    Kholstomér, a História de um Cavalo


Fontes:
http://vegetarian.procon.org/view.resource.php?resourceID=004603
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liev Tolstoi
http://kdfrases.com/frase/129644
http://www.ivu.org/history/tolstoy/index.html

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Sara Gilbert: Atriz de Big Bang Theory


Sara Gilbert, a atriz que interpreta Leslie Winkle (a cientista 'arqui-inimiga' de Sheldon em 'Big Bang Theory') é vegetariana desde adolescente. Em 2008 tornou-se vegana.

Em 2011, num programa de entrevista americano chamado 'Rachael Ray Show', quando a apresentadora Rachael lhe pergunta o que faria se fosse presidente por um dia, Sara responde em tom de brincadeira que a primeira coisa que faria seria fazer com que todos se tornassem veganos:

"Eu sou totalmente egocêntrica. Eu transformaria todos em veganos. Desculpe, é a lei". (I’m totally self-centered. I would make everyone vegan. Sorry, it’s the law.) 
Em dezembro de 2011, no programa 'Rachael Ray Show'


Nome Completo: Sara Rebecca Abeles


Sara Gilbert como 'Darlene'
Atriz e apresentadora, Sara nasceu em Santa Mônica, Califórnia, em 29 de Janeiro de 1975. Ela decidiu aos 6 anos de idade que queria ser atriz após sua irmã mais velha, Melissa Gilbert, ganhar uma placa na Calçada da Fama de Hollywood. (Seus dois irmãos mais velhos, Melissa Gilbert e Jonathan Gilbert, eram estrelas mirins de 'Little House on the Prairie' - uma série americana que durou de 1974 a 1983).

Após trabalhar em comerciais e algumas aparições em filmes para TV, aos 13 anos Sara consegue o papel de 'Darlene Conner', a sarcástica filha do meio da família da série 'Roseanne', que a lançou ao estrelato. A série (e o papel de Sara) durou 9 anos (de 1988 a 1997). 

Seu papel na série era tão importante que os produtores organizaram escalas que permitissem que ela estudasse na Universidade de Yale enquanto atuava na série.  Ela se formou em Arte com especialização em Fotografia, em 1997.


O elenco principal de 'Roseanne'
Entre alguns de seus trabalhos, Gilbert já fez aparição em séries como os Simpsons, 24 Horas, Will & Grace, Lei e Ordem, e também teve um papel recorrente na série dramática E.R. (Plantão Médico), interpretando a estudante de medicina 'Jane Figler'.

Atualmente, Gilbert está noiva de Linda Perry (compositora e ex-vocalista do 'Non Blondes'). Sara tem dois filhos (um menino e uma menina) do seu relacionamento anterior com a produtora de Tv Allison Adler.

Sara apóia organizações como a 'PETA', 'Meals on Wheels', a Fundação Elizabeth Glaser Pediatric AIDS, e o AIDS Project Los Angeles

Curiosidades:

Além de 'Leonard Hofstadter' (Johnny Galecki) e sua personagem 'Leslie Winkler' já terem sido um casal na série 'Big Bang Theory' (ou 'Big Bang: A Teoria', no SBT), os dois atores já interpretaram namorados na série 'Roseanne', em que 'Johnny Garleck' interpretou o personagem 'David'.

Johnny Garleck (David) e Sara Gilbert (Darlene)

'Leslie Winkle' e 'Leonard Hofstadter'

Sheldon Cooper (Jim Parsons), Leslie Winkle (Sara Gilbert) e Leonard Hofstadter (Johnny Galecki) em Big Bang Theory


Fontes:

http://en.wikipedia.org/wiki/Sara_Gilbert
http://www.babyrazzi.com/2011/12/21/celebrity-mom-sara-gilbert-would-make-everyone-vegan-if-she-were-president/
http://www.examiner.com/article/sara-gilbert-visits-rachael-ray-show-and-promotes-vegan-diet
http://vegetarianstar.com/2011/07/18/sara-gilbert-featuring-vegan-cooking-on-the-talk-video/

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Biz Stone: co-fundador do Twitter

Biz Stone, co-fundador e diretor criativo do Twitter é vegano desde 2001, após visitar a Farm Sanctuary (uma organização americana de proteção aos animais que tambem abriga e resgata animais 'de fazenda').


Christopher Isaac "Biz" Stone nasceu em 10 de março de 1974, ele é diretor criativo, engenheiro de software e empresário.

Além do Twitter, Stone também ajudou a criar e lançar outros serviços sociais online como Xanga, Blogger, Odeo e, ao lado de seus colaboradores de longa data Evan Williams (co-fundador do Twitter) e Jason Goldman (que já trabalhou no Twitter) fundou em 2011 a 'The Obvious Corporation' uma empresa que foca na construção de sistemas e tecnologias que ajudem a construir um mundo melhor. Stone atualmente também é  Diretor-Chefe de Criação na 'Obvious'.

Stone já publicou dois livros sobre blogs, "Blogging: Genius Strategies for Instant Web Content" (Blogging: Estratégias de gênio para Conteúdo Instantâneo da Web), pela Editora New Riders, em 2002; e " Who Let The Blogs Out?" (Quem deixou os blogs 'soltos'?), pela editora St Martins, em 2004.

Em 2009, junto com Evan Williams, foi nomeado o Nerd do Ano pela revista GQ e também foi considerado uma das pessoas mais influentes do mundo pela Time, entre diversas outras nomeações. 

 
Desde que se tornou vegano, Biz Stone envolveu-se com causas de bem-estar animal e ambientalismo.  Ele também promove lanches vegetarianos em escolas e está envolvido em causas relacionadas a pobreza, a saúde e educação.

Em junho de 2010, ele leu um discurso num evento da organização na Califórnia com o tema "Comunicação e Compaixão: Usando a mídia social como uma força pelo bem”.

A empresa Obvious Corporation apoia e patrocina o projeto 'Beyond Meat' (Além da Carne), que trabalha no desenvolvimento de proteína vegetal com o mesmo sabor e textura da carne.

Biz vive em Marin County, Califórnia, com sua esposa Livia. Ele e sua esposa fundaram e operam a 'Biz and Livia Stone Foundation' , fundação que apoia a educação e conservação na Califórnia.

Biz e sua esposa Lívia
Em 2011, nas proximidades do Dia de Ação de Graças nos EUA (comemorado em 24 Novembro), Biz gravou um vídeo encorajando as pessoas a não comerem perus na ceia. No vídeo ele fala que os perus são pássaros inteligentes e engraçados e não merecem morrer. (http://vista-se.com.br/redesocial/biz-stone-co-fundador-do-twitter-e-vegano-grava-video-sobre-o-dia-de-acao-de-gracas/)

A sede do Twitter em São Francisco oferece almoços e lanches veganos gratuitos aos seus empregados. As sedes também são pintadas sem uso de produtos tóxicos (que podem causar câncer tanto em animais quanto em pessoas). E muitos dos móveis são feitos de material reciclado.


Siga aqui o Twitter do cara do twitter ;)  ele frequentemente ‘twitta’ a respeito de causa animal e ambiental.

Fontes:
http://vista-se.com.br/redesocial/criador-do-twitter-e-vegano/
http://en.wikipedia.org/wiki/Biz_Stone

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Kim Basinger


 “Se você pudesse ver ou sentir o sofrimento, você certamente não pensaria duas vezes. Devolva a vida. Não coma carne.” (Kim Basinger)
(If you could see or feel the suffering you wouldn't think twice. Give back life. Don't eat meat).
 

"Todo ser vivo sente dor e deveria ser protegido da crueldade. Animais de fazenda não são diferentes." (Every living thing feels pain and should be protected from cruelty. Farm animals are no different)



Kimila "Kim" Ann Basinger (Athens, 8 de dezembro de 1953) é ex-modelo e premiada atriz norte-americana. Dona de uma marcante beleza que sobrevive à idade madura, Kim é de ascendência alemã, irlandesa e sueca e tem sangue indígena, da etnia cherokee.

Tem uma filha única chamada Ireland Eliesse Basinger Baldwin, nascida em 1995 da então união com o ator Alec Baldwin.




A atriz em campanha "Rather go naked than wear fur"

Conhecida colaboradora do PETA (People for the Ethical Treatment of Animals: Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais), participou dos primeiros anúncios da campanha "Rather Go Naked Than Wear Fur" (Prefiro ir nu(a) do que usar pele de animais).

Em 2009, em carta para o estilista chinês Luo Zheng lembrando-o de que não há nada de fashion em usar peles de animais mortos em seus designs, ela escreveu: "Como você deve saber, este é um assunto muito querido ao meu coração. Evitei usar pele verdadeira por muitos anos.... Investigações comoventes do PETA mostram que os animais, incluindo cães e gatos, são espancados, enforcados, sangram até a morte, são estrangulados com fios e esfolados vivos. Funcionários foram capturados abatendo guaxinins, cães e raposas com varetas metálicas e deixando-os em convulsão no chão. Alguns animais são feridos, mas ainda estão completamente conscientes enquanto são esfolados, e eles chutam e se contorcem enquanto sua pele é arrancada de seus corpos".


Em 2012, Kim Basinger ofereceu apoio a campanha do Peta para impedir que a National Oceanic and Atmospheric Association (NOAA) permitisse que o Aquário da Geórgia importasse 18 baleias beluga da Rússia para os EUA para exposição e entretenimento. E também já engajou-se contra o envio de tigres para uma área de risco (zona de guerra) no Zoológico de Bagdá. (Fonte: Arquivos do Peta / Peta Files)



Biografia


A atriz nasceu em 8 de dezembro de 1953, em Athens, Geórgia (Estados Unidos da América). Estudou ballet dos 3 anos de idade até a adolescência (os pais a colocaram no ballet quando pequena para ajudar a diminuir sua timidez). Aos 16 anos, iniciou sua carreira como modelo quando venceu um concurso de beleza na sua cidade natal (Athens) e também conquistou o título de Miss Geórgia Junior.  Alcançou o status de top model aos 20 anos de idade e durante seu trabalho como modelo começou a ter aulas de arte dramática. Em 1976 mudou-se para Los Angeles para iniciar a carreira de atriz.

Kim tornou-se conhecida quando fez o papel de 'Bond girl' (garota Bond) no filme de 1983 "007 Nunca Mais Outra Vez", com Sean Connery, mais tarde, fez "9 e 1/2 Semanas de Amor" (1986), com Mickey Rourke e em 1989, foi a namorada de Batman no filme homônimo de 1989.

Kim Basinger em "007 Nunca Mais Outra Vez", 1983


Casou-se em 1993 com o ator Alec Baldwin, mas acabou se divorciando dele em 2002 de forma bastante conturbada.  Ela já havia sido casada com Ron Snyder (o casamento durou de 1980 a 1988).

Em 1997 participou do premiado "Los Angeles — Cidade Proibida", filme que lhe rendeu o Oscar de melhor atriz coadjuvante.


 

Kim Basinger em "Los Angeles - Cidade Proibida", 1997

Entre suas marcas registradas, estão: seu cabelo loiro platinado, seus brilhantes olhos azuis, sua voz sedutora, corpo escultural, e, seu 'grito': Kim Basinger chegou a ser conhecida como 'a rainha do grito". A atriz diz que ganhar espaço em Hollywood como símbolo sexual tem seu preço: "I think any girl who comes to Hollywood with sex symbol or bombshell hanging over her has a rough road." (Eu acho que qualquer menina que vem para Hollywood como símbolo sexual tem uma estrada áspera).



Curiosidades:

- Sua mãe, Ann (née Cordell), também foi modelo, e sua filha, Ireland Baldwin, caminha nos mesmos passos: ela também já é modelo;

- A atriz foi a primeira 'garota Bond' a ganhar um Oscar, depois dela, a outra 'garota Bond' a conseguir o feito foi Halle Berry;
- Jamais havia assistido um filme de James Bond antes de participar do filme "007 - Nunca Mais Outra Vez" em 1983;
- Kim Basinger sofre de agorafobia (medo de estar em espaços abertos ou no meio de uma multidão) e chegou a ficar 2 meses sem sair de casa após ter um ataque de pânico em uma mercearia em 1980;
- Tornou-se mãe aos 42 anos, em outubro de 1995;        
Kim Basinger e Alec Baldwin em episódio dos Simpsons, 1998.
- Possui uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood;
- Kim Basinger já participou de um episódio dos Simpsons com Alec Baldwin (quando os dois ainda eram casados). Os dois apareceram como eles mesmos no quinto episódio da 10 temporada (em 1998): "When You Dish Upon a Star"

 

Lista de alguns filmes:


Hard Country (1981);

A Montanha do Ouro (1982);
007 - Nunca Mais Outra Vez (1983);

Um Homem Fora de Série (1984);
9 1/2 Semanas de Amor (1986);
Sem Perdão (1986);
Encontro às Escuras (1987);

Nadine - Um Amor a Prova de Balas (1987);
Minha Noiva É uma Extraterrestre (1988);
Batman (1989);
Uma Loira em Minha Vida (1991);
Mundo Proibido (1992);

O Grande Assalto (1993);
Prêt-à-Porter (1994);
A Fuga (1994);

Los angeles - Cidade Proibida (1997);
África dos Meus Sonhos (2000);
Celular - Um Grito de Socorro (2004);
A Sereia e o Monge (2006);
Informers - Geração Perdida (2008);
Enquanto Ela Está Fora (2008);
Vidas Que Se Cruzam (2009);
Black November (2013)



Mais Fotos:

















Fontes:
http://www.imdb.com/name/nm0000107/bio
http://www.peta.org/b/thepetafiles/archive/tags/Kim+Basinger/default.aspx 
http://en.wikipedia.org/wiki/Kim_Basinger 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Kim_Basinger
Related Posts with Thumbnails

Seguidores