Páginas

domingo, 11 de dezembro de 2016

Super-Homem Vegetariano

O personagem Clark Kent (ou, como preferir, Kal-El ou Super Homem) é vegetariano.
Bom, ao menos na série de
história de quadrinhos intitulada "Superman: Birthright" (Traduzida no Brasil como Superman: Legado das Estrelas).

A série é dividida em 12 edições e foi publicada pela DC Comics entre 2003 e 2004.
Escrita por Mark Waid e desenhada por Leinil Francis Yu, foi elaborada para apresentar uma nova história da "origem do Super-homem", atualizando-a para os novos leitores e substituindo a escrita por John Byrne em 1986.

Em Superman: Legado das Estrelas, acompanhamos os primeiros anos de Clark Kent como Superman e quando também tornou-se réporter do Planeta Diário, e suas reflexões sobre a humanidade, sobre si mesmo e, os animais.

No segundo volume, "Heart of Darkness", Clark explica que é capaz de ver as auras dos seres vivos, e capaz também de vê-las desaparecendo quando a vida acaba. Sempre que isso acontece, isso o deixa vazio.

Na África, convivendo com vários animas, Clark escreve para a mãe, por e-mail:



"Nós já conversamos sobre isso antes. Seres vivos tem um tipo de brilho ao seu redor. 
São rodeados por um halo de cores para as quais eu inventaria nomes se eu não fosse o único que pudesse vê-las.
Não estou certo se esse halo é a alma ou uma aura ou o quê. O que sei é que no fim da vida, ele desaparece rapidamente, e o que é deixado para trás é... difícil de continuar olhando.  
É vazio de um jeito que me deixa vazio, também. 
Mas quando está lá, meu Deus, como brilha.
(Eu sei que esta informação não ajuda muito quando se tenta explicar ao vovô fazendeiro por que seu neto é um vegetariano, mas...)"

Veja abaixo as páginas da história em quadrinhos

 (traduzidas pelo blog)





Páginas em inglês:
pagina 1
página 3

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Superman:_Birthright

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Rosa Parks: Símbolo do movimento dos direitos civis dos negros nos EUA

Rosa Parks (à sua direita, e Martin Luther King)
Rosa Louise McCauley, mais conhecida como Rosa Parks (Tuskegee, 4 de fevereiro de 1913 – Detroit, 24 de outubro de 2005), a costureira norte-americana que se tornou símbolo do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, também era vegetariana.

Ela tornou-se ícone do movimento em 1955 ao recusar ceder seu lugar no ônibus a um branco, no Estado do Alabama então dominado pela segregação racial.
Seu simples ato de resistência foi o estopim de vários boicotes aos ônibus de sua cidade (Montgomery), e que mais tarde deram início à luta antissegregacionista.
Ela foi presa por desobediência e teve dificuldade em conseguir emprego, sofrendo ameaças de morte por parte de grupos de supremacia branca.
Recebeu apoio e manteve contato com lideranças dos movimentos civis, como o congressista John Conyers e o reverendo Martin Luther King. Ela continuou, nos anos 60, como uma ativista dos direitos dos negros e participou de diversas iniciativas e marchas pela igualdade.
Acreditando que todas as pessoas deveriam ser tratadas com igualdade e respeito e terem direito à liberdade, também tornou-se ativista pelos direitos das mulheres.



"Quaisquer que fossem meus desejos de liberdade, eu não estava sozinha. Havia muitos outros que se sentiam da mesma maneira". 
Rosa Parks



"Sou vegetariana há alguns anos. Não foi nada difícil não comer carne. Me tornar vegetariana era algo que eu queria fazer".


https://pt.wikipedia.org/wiki/Rosa_Parks
https://vegetariandispatch.wordpress.com/2013/01/10/black-vegetarians-from-civil-rights-to-present-day/
http://vegetarian.procon.org/view.resource.php?resourceID=004601

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Crianças famosas que hoje são vegetarianas

Mayim Bialik

A atriz que protagonizava a série Blossom nos anos 90 e hoje interpreta Amy Farrah Fowler no elenco de Big Bang Theory é vegetariana desde os 19 anos de idade (atualmente ela é vegana). E, assim como sua personagem Amy, Mayim também é neurocientista na vida real.

"Eu mostro meu amor pelos animais não os comendo ou não participando em qualquer negócio que lucre diretamente da exploração deles ou - se essa expressão irrita você – de seu uso. Você pode mostrar seu amor pelos animais comendo-os. Você pode amar animais, mas apenas os inteligentes. Você pode traçar a linha (que separa os animais) em qualquer lugar que lhe agrade, mas para mim, eu não conseguia mais traçá-la e desisti dessa linha. Eu joguei a linha fora." (Mayim Bialik)

Joaquin Phoenix


O ator e cantor bastante conhecido por atuar a favor dos animais e do veganismo, é vegetariano desde os 3 anos de idade.
Um de seus primeiros papéis foi interpretando Max, o caçulinha no filme "Space Camp - Aventura no Espaço", de 1986. Ele atuou ao lado de Lea Thompson e Kelly Preston.



"Eu tinha 3 anos de idade - até hoje é uma memória vívida.

Minha família e eu estávamos em um barco, para capturar peixes. 
Quando um peixe foi capturado, se contorceu e então foi jogado contra a lateral do barco. Você não podia disfarçar o que era.
Isso era o que fazíamos com os animais para comê-los.

O animal foi de uma criatura viva e vibrante lutando pela vida à uma morte violenta. Reconheci isso, assim como meus irmãos e irmãs."
 (Joaquin Phoenix)


Corey Feldman


O ator que interpretou o Bocão no filme Goonies (1985), tornou-se vegetariano também ainda criança, influenciado por Michael Jackson, e foi até mesmo durante a época do filme.
"Sou vegetariano. Eu não como qualquer coisa que tenha mãe, ou que esteja morto. Não faço isso por saúde, faço porque não acredito em matar animais se você pode conseguir comida de outras formas." (Corey Feldman)


Patrícia Marx

A cantora, que fez muito sucesso no grupo musical infantil dos anos 80 'Trem da Alegria', é vegetariana e protetora de animais. O trio original era formado por ela - Patrícia Marques (Marx), Luciano Nassyn e Juninho Bill. Ela deixou de comer carne vermelha aos 16 anos, ao ler sobre matadouros. Adulta, tornou-se vegetariana quando entrou para o budismo.

“Entrei para o budismo e me perguntei ‘por que comer um animal e o outro não?’ Tive compaixão por todos animais. As pessoas falam que vou ficar doente, mas tenho uma saúde de ferro e todo mundo em minha casa também é saudável por ser vegetariano." (Patrícia Marx)


Saiba mais sobre a cantora aqui no blog: 


Evanna Lynch


A modelo e atriz que encarnou a doce Luna Lovegood em Harry Potter (entre 2007 a 2011) também é vegana. Ela pede para que reflitamos se nossas práticas estão de acordo com nossos princípios. E diz que matar um inocente vai contra nossa natureza.

“Matar e comer animais é uma traição da própria essência de nossa humanidade”.(Evanna Lynch) 

sábado, 10 de setembro de 2016

Patrik Baboumian: "O homem mais forte da Alemanha"

Patrik Baboumian (nascido em 01 de julho de 1979) é um atleta de força recordista e ex-fisiculturista. 

Embora viva na Alemanha desde os 7 anos de idade, Patrik nasceu no Irã. Desde criança tinha muito interesse em musculação e tornou-se fisioculturista ainda muito jovem. Ele atribui seu desejo de ser forte ao medo que passou em seu país natal, crescendo durante a guerra entre Irã e Iraque: “Quando o bombardeio está acontecendo, você vê um monte de gente gritando em torno de você e você não pode fazer nada se você é pequeno. Você só quer sair dessa e ser forte.


Tornou-se vegetariano em 2005 e vegano em 2011, o mesmo ano que conquistou o título de "homem mais forte da Alemanha". Em novembro de 2011, Baboumian também tornou-se o novo rosto de uma campanha da PETA promovendo o veganismo.


"Um dia, eu refleti, se você vê um pássaro com uma perna quebrada, você sente a urgência de fazer algo para ajudá-lo. E então, na mesma hora você vai a um restaurante comer um frango ou algo parecido. Isso não faz qualquer sentido". Explicou, pouco depois de levantar e carregar 550 kg em um festival vegetariano na cidade de Toronto, no Canadá.

"Eu me peguei pensando que se eu tivesse que matar os animais que comia, eu não poderia porque sou muito compassivo. Senti que estava enganando a mim mesmo ao comer carne considerando a minha incapacidade de matar um animal e então decidi que eu seria mais honesto comigo mesmo se parasse de comer carne."

Em 2011, aproveitando toda a mídia que havia em torno dele por ter se tornado o homem mais forte da Alemanha, ele deixou uma mensagem especial aos ovolactovegetarianos:
“Eu percebi que se é realmente a compaixão que move você, talvez não seja suficiente apenas parar de comer animais, mas você talvez deveria boicotar a indústria animal inteira. Porque uma indústria assim não é o que você quer que exista como um ser compassivo. Então, na verdade, você deve dar um passo adiante e tornar-se vegano.” 

Em 2013, após tornar-se recordista na modalidade Yoke Walk (Caminhada com o peso nas costas) ao carregar 550 kg nas costas por 10 metros, disse ao público, no festival Vegetariano em Toronto:
"Esta é uma mensagem para todas as pessoas lá fora que pensam que você precisa de produtos de origem animal para estar em forma e forte. Quase dois anos depois de me tornar vegano eu sou mais forte do que nunca e ainda estou melhorando a cada dia. Não dê ouvidos a esses auto-proclamados gurus da nutrição e da indústria de suplemento tentando lhe dizer que você precisa de carne, ovos e laticínios para obter proteína suficiente. Há uma abundância de fontes de proteína à base de plantas e seu corpo vai lhe agradecer por parar de alimentá-lo com comidas mortas. Seja vegano e sinta o poder!"

"Quem quer que seja que ainda pense que com uma alimentação livre de crueldade não estará apto a render como outros atletas, em qualquer esporte, pode agora pelo menos começar a abrir os olhos e encarar a realidade. Essa não é a última coisa que vocês vão ouvir sobre mim. Força vegana para a vida!” – disse, ao quebrar seu próprio recorde do Guinness Book em 2015, quando carregou 5 kg a mais do que no recorde anterior: 560 kg por 10 metros em apenas 28 segundos.




"Força deve construir, não destruir. Deve superar a si própria, e não os mais fracos. Usado sem responsabilidade, não causa nada além de danos e morte. Posso levantar os pesos mais pesados, mas não posso tirar a responsabilidade de meus ombros.
Por que é a maneira que usamos nossa força que define o nosso destino. Que legado vou deixar para o futuro? Será que realmente temos que matar para viver
Minha verdadeira força reside em não ver fraqueza como fraqueza. Minha força não precisa de vítimas. Minha força é a minha compaixão
Esta é uma mensagem para todas as pessoas que acreditam que precisam de produtos de origem animal para estarem em forma e fortes. Quase dois anos depois de me tornar vegano eu sou mais forte do que nunca e continuo melhorando a cada dia".
(Mensagem em campanha da Peta). Vídeo abaixo em inglês (você pode ativar a tradução automática na legenda).

https://www.youtube.com/watch?v=cFpip6rxcYY




Facebook pessoal do atleta: https://www.facebook.com/patrik.baboumian
Página: https://www.facebook.com/VBadass/

"Os animais mais fortes do mundo comem apenas plantas. Gorilas, Búfalos, Elefantes e eu". (Patrik Baboumian).

Fontes:
https://en.wikipedia.org/wiki/Patrik_Baboumian
http://www.greatveganathletes.com/patrik-baboumian-vegan-strongman
http://climatologiageografica.com.br/o-homem-mais-forte-da-alemanha-e-vegano/
http://saude.terra.com.br/vegetarianismo/blog/2013/11/25/homem-mais-forte-da-alemanha-e-vegano-conheca-patrik-baboumian/
http://www.peta.org/blog/strongest-man-eats-plants-loves-animals/
https://www.clearlyveg.com/blog/2016/02/10/patrik-baboumian-calls-out-joe-rogan-his-views-vegan-athletes-video
https://vista-se.com.br/vegano-quebra-o-recorde-mundial-ao-carregar-550-kg-por-10-metros/
https://vista-se.com.br/vegano-carrega-560-kg-por-10-metros-e-quebra-o-recorde-mundial-de-yoke-walk-na-alemanha/

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Jared Leto - ator e vocalista da banda 30 Seconds to Mars

Além de ator, o novo Coringa da DC Comics, no filme Esquadrão Suicida, é também bastante conhecido como vocalista da banda 30 Seconds to Mars. Mas, além de músico e ator, Jared Leto também é diretor, compositor, eco-ambientalista, embaixador da WWF e, vegano.



Nascido em Bossier City, Estados Unidos, em 26 de dezembro de 1971, o ator é famoso por parecer ser bem mais jovem do que é. Ele credita sua boa forma aos bons hábitos e ao vegetarianismo.




"Se você viaja muito ou não dorme muito, seu corpo não vai durar muito, isso é uma certeza. Eu sou muito saudável então acho que isso ajuda muito. Tenho sido assim por um longo tempo. Vinte sólidos anos sendo vegetariano/ veganocuidando de mim provavelmente ajuda no processo de preservação".  (disse Jared, sobre parecer 10 anos mais novo).



Jarod Leto e sua banda, 30 Seconds to Mars
Em uma entrevista para jornalistas neozelandeses há alguns anos, Jared explicou que não consome laticínios (entrevista aqui, vídeo em inglês) porque o leite de origem animal tem milhares de células de pus e que ele não gosta da ideia de “mamar em tetas de vacas”. O ator disse ainda que, após mais de vinte anos como ovolactovegetariano, decidiu se tornar vegano após assistir a documentários sobre a produção de alimentos.

Em 2014, ao receber um Award, o cantor chegou a agradecer aos fabricantes de "Vegan Butter" (uma manteiga vegana) durante seu discurso.


"Sou vegano. Respeito o meio ambiente e faço o melhor que posso para espalhar a importância dessa questão." 



Kings and Queens (música da banda, escrita pelo artista):


Kings and Queens fez parte da trilha sonora de muitos filmes, entre eles "John Carter (2012), e Como treinar o seu dragão 2 (2014)

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jared_Leto
https://vista-se.com.br
http://www.onegreenplanet.org
http://www.gq-magazine.co.uk

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Evanna Lynch: Luna Lovegood de Harry Potter

Conhecida por interpretar a doce e incomum Luna Lovegood em Harry Potter, Evanna Lynch  (Evanna Patricia Lynch) também é vegana.

A atriz e modelo irlandesa nasceu em 16 de agosto de 1991 numa cidade chamada Termonfeckin. Coincidentemente, antes de fazer o teste para o papel de Luna e ser escolhida entre outras 15 mil garotas a atriz se correspondia através de cartas com a autora do livro, J. K. Rowling, como uma fã que gostaria de interpretar a Luna nos filmes.

Em março de 2016, a atriz foi convidada para fazer uma palestra no Trinity College em Dublin (Irlanda), onde recebeu um prêmio da College Historical Society, e além de falar sobre a personagem com os fãs e defender o direito de cada um ser quem é, aproveitou para falar sobre o que é ser vegana sob o ponto de vista ético.

Ela começou o discurso explicando os motivos ambientais para alguém se tornar vegano, como a pecuária sendo o principal fator a contribuir com as emissões de gases do efeito estufa, a fome mundial, com o desmatamento e a extinção das espécies. De acordo com University Times, ela disse: "Essa (a questão ambiental) é uma questão que não podemos nos permitir não encarar, devido aos efeitos adversos do consumo de carne e derivados de animais".

E, então, ela explicou que não foram esses os motivos que a tornaram vegana, e sim os próprios animais:
“Matar e comer animais é uma traição da própria essência de nossa humanidade” e "Matar um inocente vai contra nossa natureza".

Ela também falou sobre os motivos históricos e as razões do consumo de carne ainda ser a norma na nossa sociedade e pediu para que todos checassem se suas práticas estão de acordo com seus princípios.


De 2007 a 2011, sua personagem (Luna) esteve nos filmes:
Harry Potter e a Ordem da Fênix; Harry Potter e o Enigma do Príncipe; Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 e Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2.

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/
http://www.anda.jor.br/
http://www.ecorazzi.com/
http://www.universitytimes.ie/

sábado, 18 de junho de 2016

Liam Hemsworth, ator de ‘Jogos Vorazes’ e 'Independence Day 2'

Liam Hemsworth como Jake Morrisson em Independence Day: O Ressurgimento
Liam Keith Hemsworth, o ator australiano que interpretou "Gale Hawthorne" em "Jogos Vorazes" (Hunger Games), agora é um dos novos heróis na franquia "Independence Day: O Ressurgimento", como o piloto "Jake Morisson".  O filme está prestes a ser lançado no Brasil.

Noivo da atriz e cantora também vegana Miley Cyrus, é irmão mais novo de Chris Hemsworth (Thor) e Luke Hemsworth.

Liam Hemsworth tornou-se vegano a princípio por motivos de saúde, mas após tomar conhecimento sobre o sofrimento dos animas, ele diz que não conseguiria mais consumir carne.


"Depois de todas as informações que obtive sobre os maus-tratos de animais, eu não conseguiria mais continuar a comer carne."

"Não há nada negativo em comer assim (sobre alimentação vegana). Eu só me sinto bem, tanto mentalmente quanto fisicamente. Eu adoro isso. Sinto que também tem uma espécie de efeito dominó sobre minha vida".



"Cerca de seis meses atrás fui a um nutricionista para fazer uma dieta baseada em análise de sangue. Ele basicamente me disse que baseado no meu tipo sanguíneo e todos os outros testes diferentes que eles fizeram, que a carne vermelha era bom para mim, e eu deveria comer muito mais carne vermelha e outros alimentos. Então eu comecei a fazer isso, e quanto mais carne vermelha eu comia, pior eu me sentia".

"Eu nunca mais tive vontade de comer carne. Quanto menos eu como carne, mais difícil fica me imaginar comendo."


Liam e Tani, a cadelinha resgatada que adotou

Quando perguntado sobre Tani, a cadela que adotou, Liam responde: "Ela é demais. Eu a  adotei há cerca de um ano. Ela é o cão perfeito. Eu sou um grande defensor do resgate de animais. Especialmente na Califórnia. Se você vai arranjar um cão, adote um cão resgatado".

Fontes:
http://www.peta.org/blog/no-hunger-in-his-game-liam-hemsworth-is-vegan/
http://www.unleashed.org.au/blog/2015-10/Why-is-Liam-Hemsworth-eating-vegan
https://vista-se.com.br/liam-hemsworth-ator-de-jogos-vorazes-declara-se-vegano-por-saude-e-pelos-animais/

domingo, 29 de maio de 2016

Fernandinha do Vôlei: Campeã Olímpica Vegana

Campeã olímpica de vôlei de 2012, Fernanda Ferreira fala sobre veganismo:
 "Me tornar vegana foi a decisão mais inteligente da minha vida".
Veja matéria completa no Vista-se.

Mais frases da atleta:

"Muito bom comer e saber que ninguém teve que sofrer ou morrer para isso. Feliz por não fazer mais parte da crueldade dos seres humanos".

"Sempre achei errado matar os animais para comer já que temos tantas outras opções como cereais, frutas e legumes. O veganismo era uma coisa que sabia que mais cedo ou mais tarde aconteceria em minha vida".