Rosa Parks (à sua direita, e Martin Luther King) |
Ela tornou-se ícone do movimento em 1955 ao recusar ceder seu lugar no ônibus a um branco, no Estado do Alabama então dominado pela segregação racial.
Seu simples ato de resistência foi o estopim de vários boicotes aos ônibus de sua cidade (Montgomery), e que mais tarde deram início à luta antissegregacionista.
Ela foi presa por desobediência e teve dificuldade em conseguir emprego, sofrendo ameaças de morte por parte de grupos de supremacia branca.
Recebeu apoio e manteve contato com lideranças dos movimentos civis, como o congressista John Conyers e o reverendo Martin Luther King. Ela continuou, nos anos 60, como uma ativista dos direitos dos negros e participou de diversas iniciativas e marchas pela igualdade.
Acreditando que todas as pessoas deveriam ser tratadas com igualdade e respeito e terem direito à liberdade, também tornou-se ativista pelos direitos das mulheres.
"Quaisquer que fossem meus desejos de liberdade, eu não estava sozinha. Havia muitos outros que se sentiam da mesma maneira".
Rosa Parks
"Sou vegetariana há alguns anos. Não foi nada difícil não comer carne. Me tornar vegetariana era algo que eu queria fazer".
https://pt.wikipedia.org/wiki/Rosa_Parks
https://vegetariandispatch.wordpress.com/2013/01/10/black-vegetarians-from-civil-rights-to-present-day/
http://vegetarian.procon.org/view.resource.php?resourceID=004601