"Ser vegetariano é discordar, discordar do curso que as coisas tomam hoje. Fome, crueldade, desperdício, guerras - precisamos nos posicionar contra essas coisas. O vegetarianismo é minha forma de posicionar." (Isaac Bashevis Singer)

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Peter Dinklage


Famoso por interpretar o personagem Tyrion Lannister na série 'Game of Thrones', o ator Peter Dinklage é vegetariano desde os 16 anos de idade, também é porta voz e patrocinador do 'Farm Sanctuary' e, recentemente, passou  a ser embaixador do grupo 'Cruelty Free International'.
Dinklang como Tyrion Lannister em 'Game of Thrones'
Peter Dinklage possui ascendência alemã e irlandesa. É casado com Erica Schmidt, uma diretora de teatro, desde 2005. Os dois tem uma filha com cerca de 2 anos, chamada Zelig, e moram em Nova York.

O ator ao lado de sua esposa e filha.
 Carreira e premiações

Peter Hayden Dinklage, nascido em Morristown, EUA, em 11 de junho de 1969, formou-se em Drama em 1991 em Bennington College e desde então iniciou sua carreira. Pete (como gosta de ser chamado) já atuou em filmes, diversas produções teatrais como "The Killing Act", "Imperfect Love", e "Richard III", e em várias séries de tv.
Ele teve sua estreia no cinema em 1999 com o filme Living in Olivion, interpretando o papel de um ator anão frustrado que reclama de seu papel. O premiado The Station Agent de 2003 foi seu primeiro grande papel em um grande filme. Ele foi indicado ao Independent Spirit Award e ao Screen Actors Guild Award para Melhor Ator.

Em 2003 ele trabalha com Will Ferrel em 'Elf ' (Um duende em Nova York), interpretando um autor infantil. Em 2005, Dinklage estrelou a série Threshold da CBS e também apareceu na comédia The Baxter. Em 2006 ele apareceu no drama Find Me Guilty, de Sidney Lumet, e em alguns episódios de Nip/Tuck. Ele também já interpretou a si próprio em um episódios da série Entourage, e teve uma participação em um episódio de '30 Rock', com Tina Fey.


Peter ao lado de Tina Fey, em episódio de '30 Rock'

Em 2007 ele atuou no filme 'Death at a Funeral'. Ele também interpretou o mesmo papel no remake americano do filme. Em 2008, ele foi escolhido pelo diretor Andrew Adamson para o papel de 'Trumpkin' no filme As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian (The Chronicles of Narnia: Prince Caspian).
Atuando como 'Trumpkin' em Crônicas de Nárnia


Pete e o elenco principal de 'Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian'

 


Foi em 2011 que Dinklage encarnou o papel de 'Tyrion Lannister' na conceituada série da HBO 'Game of Thrones', uma adaptação da série de livros de fantasia 'Crônicas de gelo e fogo' (A Song of Ice and Fire) escritos por George R. R. Martin. Sua interpretação foi bastante elogiada pela crítica especializada, com Ken Tucker da Entertainment Weekly afirmando "...se Dinklage não ganhar um Emmy por seu esperto e rude Tyrion Lannister, eu ficarei abismado", e Mary McNamara do Los Angeles Times dizendo que "Se o homem não ganhar um Emmy, cabeças certamente vão rolar".

Peter Dinklage em 'Game of Thrones'
E, de fato, na premiação do Emmy de 2011, Dinklage venceu o Primetime Emmy Award de Melhor Ator Coadjuvante em Série Dramática, como também um Golden Globe Award de Melhor Ator Coadjuvante – Série, Minissérie ou Filme para Televisão, em 2012.
Peter e sua esposa, em premiação no Emmy, 2011.
Ao receber o Emmy, em 2011, no final dos agradecimentos, ele envia uma mensagem especial a sua esposa: "I love you, Erica," "You're amazing."

Mas, além de agradecer a sua esposa, ao escritor e produtor da série Game of Thrones, Peter também agradeceu à babá de seu cachorro por permitir que ele pudesse estar ali.

"Eu quero agradecer à babá do meu cachorro, Kitty, por cuidar do meu cão Kevin em Nova York enquanto eu estou aqui". ("I would like to thank my dog sitter, whose name is Kitty, for taking care of my dog Kevin back in New York, while I'm here"). O ator é frequentemente visto caminhando com seu cão Kevin nas ruas da cidade de Nova York. (Fonte: http://www.peoplepets.com/)
Peter e seu cão Kevin
Como resultado das premiações, Dinklage passou a ser creditado em primeiro lugar nos créditos iniciais do programa. Hoje, Pete está entre os atores mais requisitados da atualidade.

O ator está no elenco do novo filme dos X-men: 'X-Men: Days of Future Past' (Dias de um Futuro Esquecido). O filme tem previsão para estreiar nos cinemas em julho de 2014.  Segundo o diretor Bryan Singer, Dinklage interpreta Bolivar Trask, o vilão e cientista militar responsável por criar os Sentinelas. 

Peter Dinklage em set de filmagem do filme 'X-men Days of Future Past', em 2013.
A favor dos animais

Em testemunho para campanha do Peta, Peter Dinklage explica por que é um vegetariano:
"Eu não machucaria um gato ou um cachorro, ou uma galinha ou uma vaca. E também não pediria a ninguém para fazê-lo por mim. E é por isso que eu sou vegetariano".
("I wouldn't hurt a cat or a dog or a chicken or a cow. And I wouldn't ask someone else to hurt them for me. That's why I'm a vegetarian.")

No mesmo vídeo, Peter convida os fãs a fazerem a mesma escolha. Assista o vídeo (em inglês) logo abaixo:


http://www.youtube.com/watch?v=6RlQwEgjCxE


Cruelty Free International (Mundo Livre de Crueldade)

O ator tornou-se embaixador da organização 'Cruelty Free International' para pedir o fim de testes de cosméticos em animais nos EUA. A missão da organização (sem fins lucrativos) é acabar com testes de produtos em animais em todo o mundo.

Peter Dinklage e a 'Cruelty Free International', e diversos ativistas (entre eles várias celebridades, como a cantora Joss Stone) unem forças para levar a uma proibição nos EUA, seguindo o exemplo da Europa e movendo os EUA fora da lista global de países que ainda permitem animais para ser usado em teste doloroso e fatal para desenvolver produtos de beleza.

A organização cria campanhas de sensibilização contra o uso cruel de animais em teste de produtos de beleza e cosméticos como sabonete, pasta de dente. etc. Os testes em animais envolvem coelhos, cobaias, ratos e outros animais que podem ser injetadas, gaseados, alimentados à força e até muitas vezes mortos. Testes em animais em cosméticos já estão proibidos na União Europeia. Este marco histórico significativo foi alcançado depois de mais de vinte anos de campanha pela organização de fundação da 'Cruelty Free International', a BUAV.

A 'Cruelty Free International' atua com governos, empresas e organizações parceiras em todo o mundo e colocou a questão da experimentação animal na agenda de muitos governos, pela primeira vez, como parte de uma estratégia global para enfrentar testes de produtos em animais.
(Fonte: http://www.looktothestars.org/news/10015-peter-dinklage-named-as-cruelty-free-international-ambassador)

 Walk For Farm Animals - Caminhada pelos Animais de Fazenda

Pete é porta-voz nacional para a caminhada pelos animais de fazenda, da organização 'Farm Sanctuary':

"Eu amo os animais e a forma como eles são tratados em fazendas industriais não está bem para mim", diz Dinklage. "Numerosos estudos têm mostrado que vacas, porcos, galinhas, perus e outros animais possuem a mesma inteligência e capacidade de sentir medo, dor e alegria, como cães e gatos; mas a indústria da carne usa campanhas publicitárias caras e marketing inteligente para esconder a realidade que os animais utilizados para a alimentação são tratados como máquinas insensíveis. Felizmente, podemos pensar por nós mesmos e desafiar o status quo, fazendo escolhas que não prejudicam os animais. Por favor, juntem-se a mim para fazer do mundo um lugar mais amável para animais de criação por registrar para participar de uma caminhada para animais de exploração agrícola perto de você em WalkForFarmAnimals.org ".

(“I love animals and the way they are treated on factory farms is not OK with me,” says Dinklage. “Numerous studies have shown that cows, pigs, chickens, turkeys, and other farm animals possess the same intelligence and capacity for fear, pain, and joy as dogs and cats, yet the meat industry uses expensive ad campaigns and clever marketing to hide the reality that animals used for food are treated like unfeeling machinery. Fortunately, we can think for ourselves and challenge the status quo by making choices that don’t hurt animals. Please join me in making the world a kinder place for farm animals by registering to participate in a Walk for Farm Animals near you at WalkForFarmAnimals.org.”)

Por mais de 25 anos, a Farm Sanctuary salva e resgata animais vítimas de abuso, educando o público sobre a crueldade rotineira que os animais vivem em fazendas industriais. Os passeios no santuário já reuniram milhares de pessoas de diferentes origens e cidades em todo os EUA e Canadá para arrecadar fundos para o trabalho de salva-vidas da organização.
(Fonte: http://www.looktothestars.org/news/8546-game-of-thrones-star-supports-walk-for-farm-animals)
Biz Stone, co-fundador do twitter, também apoia e patrocina o Farm Sanctuary.



Curiosidades:

- Ao ser perguntado em 2003 sobre sua altura, ele disse "Quando eu era mais jovem, definitivamente, eu deixava isso me levar. Como um adolescente eu era amargo e bravo e definitivamente construí muros. Porém, quando você vai ficando mais velho, você percebe que é necessário um senso de humor. Você sabe que o problema não é seu. É deles".

- Sempre que é visto comendo algum produto supostamente de carne na tela, o alimento é preparado com tofu;
- O ator admitiu não assistir 'Game of Thrones' (sequer possui assinatura da HBO).
(Fonte: /www.huffingtonpost.com, Jun 2013);

- Peter Dinklage estuda Teologia.


Outras Fontes:

Um comentário:

Camila Navarro disse...

Peter é um ator carismático e talentoso. Na série #GamesOfThronesS7 visualmente nos limpa os olhos. A nova temporada é boa! e na verdade não a perderei, para uma tarde de lazer é uma boa opção.

Related Posts with Thumbnails

Seguidores